Alunos do Cursos de Nutrição, Enfermagem, Direito e Fisioterapia do CEST participaram do II Simpósio Internacional e V Nacional de Tecnologias Digitais na Educação (SNTDE 2020), promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tecnologias Digitais na Educação (GEP – TDE) da Universidade Federal do Maranhão.
Com o tema “Leitura e escrita no mundo digital”, o evento teve como objetivo estimular a discussão sobre o uso pedagógico das tecnologias na educação.
Os alunos do CEST participaram do evento virtual sob a modalidade Comunicação Oral,oportunidade em que relataram suas experiências na Faculdade com o uso das ferramentas tecnológicas nas aulas remotas do primeiro semestre de 2020.
Os artigos apresentados no Simpósio são resultado dos trabalhos apresentados no Café Filosófico e Seminários Temáticos, organizados pela Professora Isabel Freire (orientadora) e Gabriella Barbosa (coorientadora), juntamente com os demais professores dos primeiros períodos, Assessor Pedagógico e os Coordenadores de Cursos.
Para o aluno Rodrigo Alves, do 2º período de Enfermagem, a experiência no evento foi muito gratificante e enriquecedora:
“Participar do projeto Café Filosófico Virtual e apresentá-lo no II Simpósio Internacional e V Nacional de Tecnologias Digitais na Educação foi muito gratificante e enriquecedor. Esse simpósio estimula discussões sobre o uso pedagógico das tecnologias na educação com vários minicursos, palestras e apresentações de artigos relacionados com o tema. (…) Enfim, foi uma experiência muito gratificante e um momento ótimo para compartilharmos nossas ideias sobre metodologias ativas no ensino superior. Gostaria de agradecer à professora Isabel Freire pela oportunidade e a todos os participantes do projeto Café Filosófico Virtual”.
O aluno Gerson Carvalho, do 2º período de Direito, ressaltou que participar do evento contribuiu muito com seu aprendizado, além de ser uma experiência nova:
“Nos tempos de pandemia o ensino remoto foi uma ferramenta utilizada para dar continuidade ao processo de aprendizagem e desenvolvimento acadêmico. Apresentar trabalhos e assistir aulas foi e ainda é uma experiência nova, assim como a apresentação de um artigo acadêmico. Uma nova experiência que de certa forma contribui para nosso aprendizado, em parceria com os professores, o desenvolvimento do trabalho e a apresentação demonstram a importância de se continuar melhorando a cada dia para a continuidade do processo de aprendizagem. Sendo assim, participar de uma apresentação desse porte foi algo que contribuiu muito para o aprendizado e desenvolvimento da vida acadêmica e também mostra o potencial da Faculdade Santa Terezinha e dos professores, que tanto contribuem para o nosso crescimento acadêmico.”
Os alunos apresentaram os seguintes artigos:
APLICATIVOS UTILIZADOS NA AULA REMOTA NO ENSINO DA FILOSOFIA no curso de nutrição: relato de experiência numa IES em São Luís – Ma.”
- Miria de Fátima Araújo Martins (4ºperíodo de Nutrição)
- Kiema Victória Padilha Taty (4ºperíodo de Nutrição)
- Isabella Fernanda Ferreira Pereira (4ºperíodo de Nutrição)
A PRODUÇÃO DE VÍDEO COMO FERRAMENTA TECNOLÓGICA AVALIATIVA DA DISCIPLINA DE PATOLOGIA DO CURSO DE FISIOTERAPIA DE UMA IES PRIVADA EM SÃO LUÍS-MA;
- Saint-Clair Asafe Araújo Neves (4º período de Fisioterapia)
SEMINÁRIO TEMÁTICO NA GRADUAÇÃO EM DIREITO EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA DISCUSSÃO SOBRE O ACESSO À JUSTIÇA NA DISCIPLINA FILOSOFIA COMO FIO CONDUTOR DO PROJETO”
- Ana Luísa Bogéa Almeida (2º período de Direito)
- Gerson Carvalho de Morais (2º período de Direito)
- Israel William Beckman Nascimento (2º período de Direito)
- Lettycia Kelly Gomes Colins (2º período de Direito)
“A METODOLOGIA ATIVA COMO FERRAMENTA PARA LEITURA CRÍTICA NO ENSINO REMOTO NO CURSO DE ENFERMAGEM: relato de experiência das aulas de filosofia numa IES em São Luís-Ma”
- Lissandra de Jesus Abreu Moraes (2º período de Enfermagem)
- Rodrigo Alves Marques (2º período de Enfermagem)
A Faculdade Santa Terezinha parabeniza os alunos e professores pelo incentivo à pesquisa e ao compartilhamento do conhecimento acadêmico, prioridade na Instituição.