Docente do CEST desenvolve estudo sobre Fitoterapia com espécies da Flora da Amazônia para tratamentos de infertilidade

A Professora Silmara Ribeiro Batista Rodrigues, do Curso de Enfermagem do CEST, acaba de ser aprovada para o Mestrado em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Maranhão. O projeto de pesquisa apresentado pela professora objetiva identificar espécies da Flora da Amazônia Oriental Maranhense como alternativa para tratamentos de infertilidade.

O Estudo intitulado “Espécies da Flora da Amazônia Oriental Maranhense como alternativa e/ou complemento terapêutico para infertilidade: a etnofarmacologia como ferramenta para a bioprospecção e Farmacovigilância em Fitoterapia”, busca o registro e documentação de dados etnofarmacológicos do uso popular de plantas para casos de infertilidade, apontando eventos adversos relacionados ao uso popular local de plantas e a contribuição efetiva no uso sustentável da biodiversidade da Amazônia Legal e Oriental.

Dessa forma, a identificação de espécies para desenvolvimento de novos bioprodutos será útil para o uso das mesmas como alternativa e/ou complemento terapêutico na infertilidade, bem como espécies com riscos associados ao uso irracional, o que exigirá ações de Farmacovigilância

O Centro Universitário Santa Terezinha parabeniza a docente pela aprovação para o Mestrado, assim como pela importante temática e contribuição que resultará do desenvolvimento do seu trabalho, desejando sucesso em sua pesquisa.