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Histórico e Contexto Atual

A história da Faculdade Santa Terezinha – CEST está associada ao amadurecimento da sua mantenedora, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de São Luís, fundada em 1971, como entidade assistencial e educacional, filantrópica e sem fins lucrativos, com o objetivo de propiciar assistência e integração social a pessoas com deficiência quanto à sua saúde, educação e defesa de seus direitos.

A presença da APAE no ensino superior do Maranhão inicia-se em 1998, com a criação da Faculdade Santa Terezinha – CEST, empenhada em encontrar uma solução definitiva para as demandas relativas à formação de equipes multidisciplinares de saúde, devido à falta local de profissionais nessa área, tendo em vista garantir uma assistência voltada para a habilitação, reabilitação e integração social de pessoas com deficiência, em termos de ações de saúde, educação e defesa de seus direitos.

Necessitava-se, portanto, do concurso de profissionais da área da saúde com formação específica, tais como terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e fisioterapeutas. Dada sua escassa disponibilidade no mercado local, todos oriundos de outros Estados, tentou-se inicialmente sensibilizar as universidades públicas locais, Universidade Federal do Maranhão e Universidade Estadual do Maranhão, para que aqui instalassem esses cursos. Não sendo bem sucedida, a APAE de São Luís, após várias tentativas, partiu ela própria para criar tais cursos, instituindo a Faculdade Santa Terezinha – CEST e aprovando junto ao MEC a criação dos cursos de graduação em Terapia Ocupacional (1998), Fonoaudiologia (1999), Fisioterapia (1999), seguidos dos de Direito (2003), Enfermagem (2004), Nutrição (2006), Administração (2009), Tecnologia em Gestão Ambiental (2011), Tecnologia em Processos Gerenciais (2014), Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos (2014), Sistemas de Informação (2015), Tecnologia em Gestão Financeira (2016), Tecnologia em Logística (2017), Tecnologia em Estética e Cosmética (2018) e Tecnologia em Gastronomia (2018).

Os idealizadores da Faculdade, dispostos a executar um projeto educacional diferenciado, capaz de contribuir para a formação de pessoas comprometidas com a melhoria da qualidade de vida da sociedade maranhense e, em particular, das pessoas com deficiência, delinearam sua proposta pedagógica tendo por centro o homem como um ser holístico, privilegiando a formação de recursos humanos que, dotados de competência e qualificação técnica, levassem em consideração a dignidade da pessoa em sua dimensão humana e em suas especificidades.

Assim, o desenvolvimento do CEST partiu de um objetivo primordial: oferecer ensino de qualidade, articulado com o desenvolvimento da extensão, colocando-se a serviço da comunidade.

O CEST, ao longo destes seus vinte anos de existência, alcançou o reconhecimento da sociedade maranhense como núcleo de referência e de qualidade na construção e na socialização do conhecimento na sua área de atuação, por sua prática de ensino de graduação renomado, a marca maior de sua relação com a sociedade maranhense e regional, complementada pela pós-graduação lato sensu e pela integração com a comunidade através da extensão.

Ao longo do tempo, a Faculdade consolidou uma forte identidade regional, com reconhecido impacto na formação de profissionais e sólida inserção na comunidade, mantendo o compromisso de se pautar pela adoção de práticas pedagógicas contextualizadas e críticas, promotoras da cidadania, contribuindo para a formação de agentes transformadores da sociedade.

Contando com uma infraestrutura dotada de modernos recursos técnicos, foram criadas as condições necessárias para que o ensino se desenvolvesse proporcionando aos alunos uma formação harmônica e equilibrada, em que a teoria e a prática se integrassem e propiciassem a formação de profissionais conscientes de seu papel, comprometidos histórica e eticamente.

Assim, o CEST reafirma seus compromissos históricos com as demandas sociais, estabelecendo uma relação direta e significativa com o processo ensino-aprendizagem, valorizando o diálogo com a comunidade, além de produzir e socializar conhecimentos capazes de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade.













1.1 A Mantenedora

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de São Luís, criada em 1971, sociedade civil, sem fins lucrativos e de natureza filantrópica, tem como objetivo desenvolver ações de assistência nas áreas da prevenção, habilitação, reabilitação e da integração social, direcionadas às pessoas com deficiência, buscando a melhoria da qualidade de vida deste segmento da comunidade, com vista à sua integração plena na sociedade.

A concepção filosófica da APAE fez com que o desenvolvimento das suas ações em São Luís, desde o início, estivesse também voltado para a defesa dos direitos e da participação social das famílias das pessoas com deficiência, bem como para a prestação de serviços assistenciais a todas as classes sociais.

1.2 Missão do CEST

Promover educação superior de excelência, formando profissionais competentes e éticos, cidadãos comprometidos com o desenvolvimento da sociedade e com o segmento das pessoas com deficiência, conscientes de sua função transformadora.

1.3 Visão

Ser referência regional em educação superior, reconhecida pela excelência de sua atuação e compromisso social.

                  CEST

1.4 Princípios Formadores

O CEST, enquanto instituição promotora da formação de cidadãos e profissionais voltados para o desenvolvimento humano, tem como base os seguintes princípios formadores:

• o ensino superior democrático, laico e de qualidade;
• o exercício permanente da liberdade para a construção do conhecimento, para o ensino e na divulgação de saberes, tecnologias, artes e cultura;
• o respeito à pluralidade de pensamento, credo e concepções teóricas;
• a formação profissional comprometida com a ética e a moral, articulada à efetiva inserção no mundo do trabalho e com as demandas sociais;
• busca constante do desenvolvimento humano no Maranhão, na região e no País, através da luta pela paz, do respeito aos direitos humanos e da convivência harmoniosa com o ambiente.

Diretrizes centrais para o desenvolvimento do CEST

A Faculdade Santa Terezinha – CEST, consciente do seu papel e da sua responsabilidade para com a transformação da sociedade, tem as seguintes diretrizes como seus fundamentos norteadores:

Ter sua atuação, enquanto instituição de educação superior, marcada pela qualidade e pelo compromisso ético;

Fazer-se presente junto à comunidade, sempre, em correspondência à sua necessária inserção social;

Promover permanentemente a sua avaliação, como fonte de renovação e mudança.

Objetivos institucionais permanentes

Enquanto instituição que busca a promoção do desenvolvimento humano, o CEST tem por objetivos:

- promover a educação superior, através de um processo participativo, constituído por uma visão humanista, holística e técnico-científica, voltada para a promoção da justiça social;

- construir conhecimentos através da articulação entre o ensino e a extensão, buscando preparar o indivíduo para o exercício profissional ético, crítico-reflexivo e criativo, que possa contribuir para a solução dos problemas e para o bem estar social do Estado, da região e do País;

- estimular experiências e vivências voltadas para a promoção da solidariedade humana e defesa dos ideais de liberdade e justiça.

 




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