Alunos do Curso de Sistemas de Informação do CEST participam da Semana de Inovação da Vale

Durante a Semana de Inovação da Vale, realizada entre os dias 1º a 3 de outubro, os alunos de Sistemas de Informação do CEST tiveram a oportunidade de participar de uma série de experiências imersivas com visitas a diversas instalações da Vale, vivenciando um contato direto com tecnologias avançadas, como simuladores de trem, o Virador, e ferramentas de Realidade Virtual.

A participação no evento foi intermediada pelo Hub de Inovação do CEST e, além dos alunos, também estiveram presentes o Prof. Thiago Nelson, Coordenador de Inovação e Tecnologia, e as colaboradoras Fernanda Santana e Juliany Pereira Costa, também da Coordenação de Inovação e Tecnologia do CEST.

Além dos simuladores, o evento proporcionou palestras que evidenciaram como o conhecimento acadêmico pode ser aplicado a cenários reais da indústria; durante as apresentações foram discutidas soluções inovadoras para problemas complexos e o impacto de tecnologias emergentes, como a Realidade Aumentada no futuro dos negócios.

Nossos estudantes se destacaram pela participação ativa, fazendo perguntas pertinentes e oferecendo sugestões valiosas, afirmando seu compromisso em demonstrar como suas habilidades podem contribuir para o mercado de trabalho.

Essas experiências não apenas ampliaram o entendimento dos desafios do setor, mas também despertaram nos alunos a curiosidade para explorar ainda mais as inovações e as diferentes formas de aplicar o que aprendem no curso.

Outro destaque da Semana de Inovação foi o ambiente favorável para a construção de uma rede de contatos estratégica. Durante o evento, houve a abertura de diálogos para possíveis parcerias entre o Hub de Inovação do CEST e os Hubs de inovação da Vale. Essa conexão tem o potencial de impulsionar projetos colaborativos, ampliando a visibilidade e o impacto das ideias e soluções desenvolvidas pelos nossos alunos.

De acordo com Sarah Cantanhede, aluna do Curso de Sistemas de Informação “a Semana de Inovação foi uma experiência marcante, onde a intensa troca de conhecimentos foi, sem dúvida, o ponto alto. As palestras e interações com profissionais de diversas áreas me permitiram ampliar minha visão sobre diferentes setores e traçar paralelos com as matérias estudadas no curso e nas atividades do hub de inovação de S.I. Além disso, reforçou a importância de incorporar a inovação em todas as frentes”.

“O principal aprendizado que levo é a necessidade de estar sempre aberto a novas soluções e tecnologias, cultivando um mindset ágil e colaborativo para enfrentar os desafios do mercado de forma eficaz e criativa” completa a aluna.

Parabenizamos alunos e docentes pelo interesse em participar do evento e pela oportunidade de divulgar a excelência do trabalho do CEST.