O Curso tem por objetivo capacitar profissionais da educação para a utilização de práticas pedagógicas que permitam a devida atenção à diversidade dos alunos público-alvo da Educação Especial, proporcionando conhecimentos quanto às diferentes deficiências, tornando-se apto para identificar dificuldades dos alunos e propor métodos pedagógicos adequados para a aquisição da aprendizagem, de modo a possibilitar no educando o seu desenvolvimento motor, cognitivo, intelectual, cultural e social, respeitando as diferenças e
atendendo às necessidades individuais, para uma educação inclusiva.
1. Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva no Brasil e a lei Brasileira de
Inclusão
2. Saúde mental e Psicopatologia da criança e do adolescente
3. Desenvolvimento Infantil dos 0 aos 11anos e os Aspectos
neuropsicopedagógicos da aprendizagem
4. Púbico alvo da Educação Especial I: Transtorno do Espectro Autista
5. Público alvo da educação especial II: Altas habilidades, superdotação e
deficiência intelectual
6. Deficiência física, visual e surdez
7. Braile
8. Libras
9. Soroban
10. Plano de desenvolvimento Individual _PDI e plano educacional individualizado-
PEI
11. Comunicação alternativa e tecnologia assistiva
12. Sala de recurso multifuncional- Prática e observação
Profa. Esp. Eliseth de Cássia Sarges S. Pinheiro
E-mail: posgraduacao@cest.edu.br
Fone: (98) 3213-8010